terça-feira, 6 de maio de 2008

UMA DAS GRANDES CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Sintomas de TDHA
Irrequieto com as mãos e com os pés quando sentado.
Não para sentado.
Está sempre agitado, parece elétrico, a mil por hora.
Fala demais.
Tem dificuldade de esperar a sua vez.
Interrompe e se intromete nas conversas ou jogos dos outros.
Tem uma sensação de inquietude (“bicho carpinteiro”).
É barulhento para jogar ou se divertir.
Muda rapidamente de uma atividade para outra.
Perde objetos com facilidade.
Medidas disciplinares não funcionam com ela.
Responde antes mesmo que a pergunta seja concluida.
Um diagnóstico preciso envolve:
Exame neurológico
Exame psicológico
Exame pedagógico/psicopedagógico

Apresentamos algumas dicas para o trato de crianças com TDAH na escola:

• Antes de tudo, tenha certeza de que se trata de TDAH. Não é tarefa dos professores diagnosticar TDAH, mas você pode e deve questionar. Tenha certeza de que alguém tenha testado a audição e a visão da criança recentemente. A responsabilidade é dos pais, mas o professor pode contribuir para o processo.
• Lembre-se de que as crianças com TDAH necessitam de estruturação. Faça listas. Elas necessitam de algo para fazê-las lembrar das coisas, necessitam de previsões, limites e organização.
• Necessitam de apoio especial para encontrar prazer em sala de aula.
• Coloque a criança sentada próxima à mesa do professor (a), isso ajuda a evitar a distração que prejudica tanto estas crianças.
• Estabeleça limites e fronteiras com calma; não o faça de modo punitivo ou complicado, falando sem parar.
• Preveja o máximo que puder. Coloque o plano no quadro ou na mesa da criança. Alterações e mudanças sem aviso prévio são muito difíceis para estas crianças. Prepare as mudanças com a maior antecedência possível.
• Propicie uma espécie de válvula de escape, como por exemplo, sair da sala de aula por alguns instantes.
• Procure a qualidade ao invés de quantidade dos deveres de casa. Crianças com TDAH freqüentemente necessitam de uma carga reduzida.
• Divida as grandes tarefas em tarefas menores. Pela divisão de tarefas o professor pode permitir à criança que demonstre a si mesma a sua capacidade. Estas crianças convivem com o fracasso, e precisam do reforço positivo que puder ser oferecido. Estas crianças precisam e se beneficiam com os elogios melhorando sua auto-estima.
• A memória é, freqüentemente, um problema para elas. Qualquer coisa que você inventar (rimas, dicas) pode ajudar muito.
• Tendem a não ser auto-observadoras. Elas não têm idéia de como irão ou deverão se comportar. Faça perguntas como: Você sabe o que fez? Como você acha que poderia ter dito isto de maneira diferente? Você acha que aquela menina ficou triste quando você disse o quê disse?
• Fique atento à integração. Ficarão motivadas e sintonizadas,tão logo, sintam-se enturmadas.
• Escrever à mão, às vezes, é muito difícil para estas crianças. Desenvolva alternativas. Faça atividades em folhas digitadas que favoreçam a apreensão do conteúdo.
• Sempre que possível, prepare estratégias, para que o aluno tenha um companheiro de estudo.
• Dê um tratamento normal a fim de evitar estigmas. Reúna-se com os pais freqüentemente. Evite o velho sistema de se reunir apenas para resolver crises ou problemas.
• Repetir, Repetir, Repetir, Repetir...
• Exercícios físicos. Um dos melhores tratamentos para a TDAH em adultos e crianças
- Ballone, GJ - Dificuldades de Aprendizagem - in. PsiqWeb, Internet, disponível em <http://www.psiqweb.med.br/infantil/aprendiza.html>revisto em 2003.
- Hallowell,Edward;Ratey j.John.Tendência a Distração.Rio de Janeiro: Rocco,1999.
- Mattos,Paulo.No Mundo da Lua:Perguntas e Respostas Sobre transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos.7ªed;São Paulo:Lemos Editorial,2007.
- Rotta,T.Newra;Ohlweiler,Lygia;Riesgo,dos s.Rudimar.Transtorno da Aprendizagem Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar.Porto Alegre:Artemed,2006.

AJUDANDO NA LIÇÃO DE CASA

Dicas para encontrar a melhor maneira de ajudar seu filho a fazer as lições de casa.
· Não “faça por ele”. Seu dever é ajudar e dar apoio, não fazer seu trabalho. Assegure-se de que seu filho tenha as ferramentas necessárias para ser o melhor possível.
· Concentre-se em ajudar seu filho nos pontos fracos; não o ajude quando não precisar. Se for bom em Matemática, fique distante e deixe-o vivenciar o sucesso sozinho.
· Tenha expectativa razoáveis. Não espere que seu filho faça muitas coisas de uma vez ou termine uma tarefa na primeira tentativava.
· Trabalhe em pequenas doses. Deixe seu filho fazer intervalos freqüentes, se precisar. Contudo, se ele estiver trabalhando em um bom local e está confortável, deixe-o continuar.
· Seja sensível ao ritmo de aprendizagem de seu filho. Algumas crianças precisam de um descanso depois da aula antes de começarem a lição de casa. Outras saem-se melhor se fazem a lição logo que chegam. Experimente e descubra como e quando seu filho se sai melhor. Então, estabeleça uma rotina que ele possa seguir para a lição diariamente.
· Se seu filho ficar travado em uma palavras e pedir sua ajuda, soletre-a para ele. Esse não é o momento de dizer “Vá procurar no dicionário”.
· Com o passar do tempo, reduza sua ajuda gradualmente se seu filho estiver fazendo avanços.
· Arrume caixas de cores diferentes para cada matéria. Dessa maneira, a lição pode ser organizada separadamente, de acordo com a cor (tornando a tarefa menos abstrata).
· Trabalhe em pequenas quantidade; permita intervalos para atividades físicas ou lanches.
· Ajude seu filho a organizar-se; escreva junto com ele, com antecedência uma programação de estudos.
· Se um problema for recorrente, mude a rotina. Se seu filho enfrentar o mesmo problema diversas vezes, é hora de mudar o horário de trabalho ou o método.
· Convide um amigo para vir fazer a lição de casa com ele; seu filho pode mudar de comportamento quando um colega estiver trabalhando perto dele.
· Treine seu filho a arrumar e desarrumar a mochila.
· Peça a ele para falar os livros em voz alta enquanto os coloca na mochila. Esse é um bom treino para a memória.
· Arrume a mochila todas as noites; não deixe para a manha seguinte.
· Deixe a mochila no mesmo lugar todas as noites para que seu filho não precise procurar ela de manhã, ao sair.
· Estimule seu filho a deixar todos os livros e papéis da escola em uma única área de trabalho até que estejam prontos para serem colocados na mochila.
· Faça uma lista de três a cinco amigos que seu filho possa ligar para verificar a lição de casa, passeios escolares ou eventos extracurriculares.
· Organize a rotina num calendário (quadro) onde ele possa fazer alterações quando necessário.
· Converse com os professores de seu filho.

Elaborado pela fonoaudióloga Isabel Beatriz Magagnin Chesini.
Bibliografia:
Smith, Corine. Dificuldades de aprendizagem de A a Z / Corine. Smith e Lisa Strick; trad Dayse Batista. – POA: Artmed Editora, 2001.
Frank, Robert. A Vida Secreta da Criança com Dislexia, 2003 – SP – M. Books do Brasil Editora Ltda.
Pereira, Liliane Desgualdo. Processamento Auditivo Central – Manual de Avaliação, 1997 – S.P – Editora Lovise.

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